quinta-feira, 19 de maio de 2011

Projeto "Eco-Bolsas" - Sacolas Retornáveis

O NOSSO PROJETO

Introdução

A CASEP tem um propósito muito bem elaborado e mantemos nosso foco, não nos deixando perder dentro das muitas ações realizadas.

Com esse projeto nosso objetivo é fazer um produto que possa ser reutilizado, podendo assim reduzir a geração de resíduos e diminuir a poluição causada pelas sacolas plásticas não recicladas e jogadas no ambiente. Também queremos com esse projeto impedir que as sacolas plásticas vão a locais indevidos, por exemplo, o mar, resultando em mortes de diversos animais.

Um outro fator é produzir uma sacola com maior resistência, tornando o uso mais confortável,aumentar a capacidade, permitindo que um maior numero de itens seja colocado dentro das sacolas e tornar mais prático o modo de carregar as sacolas, já que podem ser apoiadas no ombro através das alças.

E principalmente, queremos conscientizar a população da necessidade de preservação dos recursos naturais

Desenvolvimento:

Diagnóstico:

Estudos comprovam que o plástico pode levar até 500 anos para se decompor no meio ambiente e aproximadamente 56% do lixo plástico é composto por embalagens usadas durante uma só vez.

O mundo hoje, produz 20 vezes mais plástico do que há 50 anos atrás e consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, isso significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. No Brasil, a cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados, isto significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês. Mais de 80% do plástico usado é proveniente do uso doméstico e cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano. Cerca de 90% das embalagens plásticas viram lixo até seis meses após a compra.

Organização:

Este projeto é uma iniciativa da CASEP, dentro de sua visão ambiental, aproveitando o cursos de costura desenvolvido gratuitamente, onde iremos unir forças a outras iniciativas exisitentes para reduzir o uso de sacolas plástica.

Execução:

O material utilizado para a confecção das sacolas será o algodão cru um material ecologicamente correto, além de ser um material resistente e seguro para carregar suas compras.

Além de diversos modelos as sacolas também conterão belíssimas pinturas desenvolvidas pelos alunos do curso de pintura.

Distribuição:

Quando as sacolas estiverem prontas será feita, inicialmente, uma divulgação será realizada com a intenção de causar impacto e gerar discussão na sociedade e serão distribuídas gratuitamente 100 Sacolas Permanentes para pessoas da comunidade que se interessarem por essa idéia. Cumprindo assim o seu papel social e ambiental, na melhoria da qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário